Pular para o conteúdo

Onde está o limite da perfeição?

Marjorie Senhorini Takayama – CRP 04/139278

Nós sonhamos com uma vida perfeita na nossa área de atuação e relacionamentos, afinal quem não gostaria de ser reconhecido ou ter tudo. Mas às coisas não acontecem bem assim, pois nos espelhamos aos melhores como exemplo,nos comparamos a artistas famosos, pessoas bem sucedidas financeiramente, aqueles que são exceções.

Quando fazemos isso iniciamos uma cobrança de forma cruel e sem limites; nos deixando cada vez mais longe de chegar onde desejamos. Fazendo isso nos colocamos em uma desmotivação muito grande,perdemos o foco de onde queremos chegar.

Esquecemos de olhar onde estamos e comparar nossa evolução,onde estávamos e onde chegamos, devemos comparar o nosso desempenho, pois quando colocamos uma comparação muito grande ou inatingível não podemos ver que realmente evoluirmos e que dentro da realidade que vivemos conseguimos alcançar grandes coisas.

Perfeição! Como ser perfeito? É possível sermos perfeitos? Como viver em meia a tanta cobrança e exigência?

Somos exigidos até passarmos do nossos Limites e passar do limite nos leva a somatizar, ou seja somatização é a soma de tudo aquilo que não damos conta e colocamos no corpo em forma de doenças, pois, passando dos limites do nosso corpo e mente. Muitas vezes não estamos sendo cobrados, mas estamos tão acostumados com cobrança que passamos a nos cobrar e exigir de nós mesmos.

Podemos dar o nosso melhor e tentar ser perfeito, mas ser o tempo todo assim é impossível, pois somos humanos e temos vários fatores que nos impede de conseguir isso, nos impede de chegar onde queremos, esses fatores podem ser externos, bem como trabalho em grupo onde dependemos de outras pessoas para chegar no objetivo almejado, ou fatores emocionais como hoje não está emocionalmente bem (triste, angustiado), não está motivado, não está bem de saúde ou até mesmo ponto de vista diferente.

O que é perfeito para você pode não ser perfeito para o outro que pediu, para a pessoa que pediu o trabalho ou aquele que irá receber o seu melhor. Muitas vezes estamos recebendo elogios, mas continuamos a nos criticar,não sabemos receber elogios ou aceitar que conseguimos. O seu grau de exigência está realmente compatível com a realidade? Seu nível de exigência de si próprio não está muito alto? Precisamos nos conhecer para saber colocar tudo isso em equilíbrio e isso é possível através de terapia,pois o terapeuta tem uma escuta apurada e técnica para para te orientar.

Tentando ser o que não somos ou não podemos ser, nos lançamos em uma busca e insatisfação infinita, aumentando a angústia e entrando no ciclo sem fim de estresse.

Somos pessoas diferentes umas das outras, somos individuais e únicas, temos que olhar para nós mesmos.

Consequência:

  • Saúde mental (Somatização)

  • Ciclo do estresse

  • Produzir além do seu limite

  • Angústia, amargura

  • Desmotivação

  • Perde noção da realidade de onde está e onde realmente tem quer chegar

Desejo

  • Ter controle

  • Ter tranquilidade

  • Saúde mental

  • Ter motivação e foco

  • Se adequar a realidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Falar com a PsicoOn!
1
Como podemos te ajudar?
Olá! Seja Bem-Vindo(a) a PsicoOn!!!
Como podemos te ajudar?