Pular para o conteúdo

Medo

“Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo.”

(Nelson Mandela)

Segundo estudos sobre os significados do medo, podemos citar: Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo.

Quem nunca teve medo? Todos nós temos uma história para contar de um algum medo que passamos, seja de algo que iria acontecer ou algo que de fato aconteceu. Normal, até aí sentirmos medo, passar por momentos em que o medo quase nos paralisa, mas que o enfrentamos e vencemos.

Existem diversos tipos de medo, e o medo por sua vez pode nos ajudar a passarmos por situações que nos faz evitar maiores consequências. Como por exemplo, o medo de um grande animal perigoso como o leão nos faz ficarmos longe dele, quando por algum motivo temos a oportunidade de nos aproximar.

Fonte: Medo dos clientes Marketing online, treinamento empresarial

Vou citar alguns medos que às vezes nos rondam.

  • Medo da morte;
  • Medo de perder entes queridos;
  • Medo de falar em público;
  • Medo de não ir bem numa entrevista de emprego;
  • Medo do Novo.

Para cada medo citado podemos tirar um bem maior, como por exemplo: o medo da morte nos faz querer viver bem e melhor, nos faz repensar nossos atos, corrigir nossas falhas, correr atrás dos nossos sonhos, porque sabemos que a qualquer momento podemos morrer.

O medo de perder nossos entes queridos nos faz querer amá-los mais a cada dia, nos faz querer ficar mais próximos e nos esforçarmos para viver bem com cada um dos que amamos, porque pensamos que a qualquer momento podemos perdê-los e só o amor pode nos fazer sentir saudades dos que se vão ao invés de sentirmos remorso.

Falar em público para muitos é um grande desafio e até mesmo para quem se sente a vontade, pode existir um medo. E que bom que o medo está presente! Porque assim, quando precisamos passar por esta situação, nos preparamos, estudamos e dedicamos. Imagina se não tivesse aquele frio na barriga? Não nos interessaríamos em nos preparar sabendo que tudo poderia dar certo e iríamos de qualquer jeito.

Entrevista de emprego, quanta dificuldade! Nossa! Quem não treme horas ou dias antes? Temos medo do que pode acontecer, porque são consequências inesperadas, e o que fazemos? Preparamos-nos, ensaiamos nossas falas, imaginamos prováveis perguntas e respostas e isto nos dá uma segurança maior. Colocamos-nos prontos para enfrentá-la mesmo com medo.

Medo do novo! Meu Deus! Quem nunca se viu imaginando como vai ser um encontro com alguém que deseja te conhecer, como será um casamento? Como será o primeiro dia numa faculdade? E o primeiro dia no emprego? Não conhecemos ninguém e nem a forma de trabalhar do chefe. Quanto medo nos dá enfrentarmos algo que nunca fizemos. Coçamos a cabeça, roemos unha e no final vamos que vamos, porque para nós são imensamente prazerosas as novidades que a vida nos oferece, ainda que nos dê muito medo.

Bom meu objetivo em falar e citar alguns medos é para que você veja ao ler está matéria que o que talvez você esteja passando é normal. Mas se o medo persistir a ponto de não deixar você tomar decisões ou resolver seus problemas, aí sim você precisa de ajuda. Porque o medo pode ser bom quando nos traz os benefícios citados e não quando nos paralisa a ponto de nos impedir de viver ou gerando algum transtorno como a síndrome do pânico.

Desafios fazem parte da nossa vida, e é bom que eles venham. Mas se ao invés de benefícios o medo te adoece, procure sim ajuda, porque caso esse medo te impedir de sair de casa, prejudicar o seu sono, seu apetite, seu emprego, seus relacionamentos, não tenha vergonha e procure na psicoterapia livrar-se do medo em excesso. Porque a vida é uma grande arte no qual os desafios fazem com que esta arte se torne a mais bela de todas as artes, pois esses desafios nos mostram que somos capazes até daquilo que achávamos não ser.

“Perde-se a vida quando a pretendemos resgatar à custa de demasiadas preocupações.”

(William Shakespeare)

Quais são os seus medos? Vamos conversar sobre eles?

Psicóloga Marília Raposo Carneiro Costa

Skype: [email protected]

Whatsapp: 38.99740-3732

E-mail: [email protected]

 ________________________________

Referências

https://www.significados.com.br/medo/ < acesso 16-07-19

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/medo< acesso 17-07-19

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 1 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Falar com a PsicoOn!
1
Como podemos te ajudar?
Olá! Seja Bem-Vindo(a) a PsicoOn!!!
Como podemos te ajudar?