Pular para o conteúdo

APOSENTADORIA… O QUE FAZER COM O MEU TEMPO LIVRE?

O envelhecimento populacional é um fenômeno que vem ocorrendo através da história da humanidade, mas que se intensificou no século XX. Com isso, as demandas de atenção ao idoso tem aumentado consideravelmente, mesmo porque a maioria dos idosos de hoje já não querem mais se recolher aos seus aposentos, e se satisfazer em atividades antes consideradas padrão à imagem da velhice.

Na nossa sociedade, o trabalho é exaltado e tem caráter de obrigação moral. Com a chegada da aposentadoria, as pessoas reagem de maneiras diferentes: algumas relutam em se aposentar, pois ficam sem saber o que fazer com o tempo livre. Outras aguardam com grande expectativa a tão sonhada aposentadoria, pois adiaram seus sonhos e projetos de vida para este momento, e ao se depararem com esta realidade, muitos se decepcionam e se frustram. Outras, ainda, se preocupam com a manutenção do padrão de vida, tendo em vista a redução considerável de seus rendimentos.

Os problemas que são relatados por pessoas aposentadas estão associados principalmente a dois fatores: falta de preparação e aceitação para este momento. A aposentadoria gera mudanças significativas na vida das pessoas e acarreta uma série de dificuldades, sendo que muitos chegam até mesmo a adoecer.

A fim de vivenciarem a aposentadoria de maneira saudável e encararem esta nova etapa da vida como produtiva e interessante, algumas pessoas precisam de orientação, e muitas vezes se faz necessário a ajuda de um profissional, para poderem reorganizar suas vidas, assim como pensar em novos projetos de vida e em como aprender a aproveitar bem este tempo livre, procurando fazer aquilo que lhes dê prazer e sentido de vida. Não existe uma regra para tal momento, o importante é que cada pessoa que se aposenta possa encarar de frente essa nova fase, se preparar para tal, e buscar fazer aquilo que lhe dê alegria e contentamento.

SILVANA LAVECHIA – Psicóloga Gerontóloga (CRP 59.132), com Especialização em Psicologia do Envelhecimento pelo Hospital das Clínicas de SP e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-SP. (email: [email protected])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Falar com a PsicoOn!
1
Como podemos te ajudar?
Olá! Seja Bem-Vindo(a) a PsicoOn!!!
Como podemos te ajudar?