Pular para o conteúdo

Os conteúdos dos sonhos

O sonho que nos acomete quando dormimos pode nos apresentar uma realidade psíquica que deseja vir à tona, ou seja, pode ser algo que precisa se tornar consciente para nos ajudar na resolução de problemas. Como nos afirma Freud (1900) o sonho é a realização de um desejo inconsciente.

Então nos perguntamos, será que o sonho é mesmo a realização de um desejo inconsciente? Visto que sonhamos com situações que nos trazem angústia e sofrimentos, como por exemplo, quando sonhamos que somos perseguidos e não conseguimos correr ou quando sonhamos com pessoas que amamos sendo mortas.

Pois bem, para buscarmos entender, vamos à interpretação dos sonhos de Freud, quando ele diz de dois pontos muito importantes, que parecem complexos, mas que ao compreendermos deixarão mais claras as nossas dúvidas. São eles o conteúdo latente e o conteúdo manifesto. Vixi!!! Que isso? Calma, vamos á explicação.

Conteúdo latente, que também chamamos de “pensamento do sonho” é o material onde se dá a origem dos sonhos, ou seja, onde os sonhos são construídos, como eles aparecem e suas formas, porém é aquilo que está oculto no que você sonha e por vezes são coisas que você talvez não será capaz de suportar quando está acordado.

O conteúdo manifesto é aquilo que de fato você sonhou, é aquilo que lembramos sobre o sonho quando acordamos, são as imagens reais que você consegue expor do sonho, então Freud vai dizer que o conteúdo manifesto serve para disfarçar o conteúdo latente ou desejos inconsciente do sonhador.

Portanto podemos dizer que o conteúdo latente é o sonho em si e o conteúdo manifesto é a sua aparência.

Imagem retirada: https://images.app.goo.gl/VhYEmY3VGpDKEqMR8

Exemplo fictício; você sonhou que seu pai ou mãe estavam mortos e você estava sofrendo muito, sem reação, angustiado (Conteúdo latente), ao acordar você se lembra de que sonhou uma coisa não muito boa, te angustiou, parece que tinha a ver com a morte de alguém e começa a relatar a imagem que você via no sonho, cemitério, caixão, mas não recorda quem morria no sonho (Conteúdo manifesto).

Freud acreditava que ao descobrir os significados ocultos dos sonhos que é o conteúdo latente, as pessoas poderiam compreender melhor seus problemas e resolver as dificuldades que estes problemas criavam em suas vidas.

Para que os sonhos sejam descobertos e possam te ajudar eles precisam ser interpretados junto com o terapeuta, para que os problemas sejam trabalhados e você se sinta melhor.

Ai você que está lendo deve estar pensando… Nossa! Mas o que eu sonho não tem nada a ver com minha realidade, com minha vida. Então eu te convido a buscar saber mais sobre esses sonhos que não tem nada a ver e você vai ver que eles falam muito.

E lembrando que terapia não é quiromancia, ou seja, não é algo que vai predizer seu futuro, a terapia é para que você consiga lidar com seus problemas e para isso podemos trabalhar com a interpretação dos sonhos.

Convido você a ler as outras matérias que eu escrevi sobre os sonhos e aguardar que na próxima matéria irei escrever sobre o sonho quando é deslocado para outra pessoa.

Se você não consegue um horário que dê para conciliar com seus horários para terapia presencial, faça terapia online, assim você poderá ser atendido no conforto de sua casa.

Agende uma sessão, o valor da sessão será combinado no agendamento.

 

Psicóloga Marília Raposo Carneiro Costa

Skype: [email protected]

Whatsapp: 38.99740-3732

E-mail: [email protected]

Referência

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. In: FREUD, Sigmund.  Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas se Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1900. 24v. v.4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 2 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Falar com a PsicoOn!
1
Como podemos te ajudar?
Olá! Seja Bem-Vindo(a) a PsicoOn!!!
Como podemos te ajudar?